Publicidade
Publicidade

Penelope Cruz
Penelope Cruz

Biografia
Penélope Cruz Sanchez (Alcobendas, 28 de abril de 1974) é uma premiada atriz espanhola.
Ganhou notoriedade nos anos 90, participando de filmes como Jamón, jamón, Alegre ma non troppo, Abre los ojos, El amor perjudica seriamente la salud, Carne Trémula e La niña de tus ojos, além do sucesso internacional vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, Todo sobre mi madre. Nos anos 2000, com aparições em filmes como Woman on Top, e sucessos de bilheteria como Blow e Vanilla Sky, se tornou internacionalmente conhecida.
Após mais alguns papeis menores e sem destaque, o reconhecimento mundial veio em 2006, em Volver, de Pedro Almodóvar, filme que arrecadou mais de 80 milhões de dólares e foi bem recebido pela crítica. Por esse papel, recebeu sua primeira indicação ao Oscar, além de ter recebido diversos outros prêmios.
Em 2008, interpretando María Elena, uma mulher mentalmente perturbada em Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, foi amplamente premiada e aprovada criticamente, faturando o Oscar em sua segunda indicação.
O sucesso continuou em 2009, quando interpretou Carla Albanese em Nine, recebendo sua terceira indicação ao Oscar, entre outros prêmios.
Em Maio de 2011, estreou em Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, onde conseguiu conquistar o público com sua atuação.

Nascida em Madrid, filha de Eduardo Cruz e Encarna Sánchez, Penélope inicialmente dedicou-se à dança, tendo estudado Balé Clássico por nove anos. Ao assistir o filme ¡Átame!, de Pedro Almodóvar, decidiu seguir a carreira de atriz, fazendo inúmeros testes, sendo rejeitada quase todos por ser muito nova. Em 1989, porém, ganhou um concurso local com mais de 300 concorrentes.

Em 1990 e 1991, comandou um programa de auditório na Espanha chamado La Quinta Marcha, que visava o público jovem, o que a tornou nacionalmente conhecida aos 16 anos. Em 1992, estreou nos cinemas, fazendo Jamón, jamón, filme aclamado pela crítica de seu país em que Cruz aparecia seminua, o que gerou ainda mais atenção à jovem, que desde então já era considerada uma sex symbol. De 1992 a 1996, fez papéis pequenos em filmes espanhois e italianos.
De 1997 a 2000, participou de filmes que lhe deram sucesso entre os críticos e começaram a torná-la conhecida internacionalmente. As aparições em Abre los ojos, Carne Trémula e La niña de tus ojos, lhe renderam boas resenhas, o que lhe abriu caminho para papéis maiores.
Em 2001, estrelou os sucessos comerciais Blow e Vanilla Sky, ao lado de Johnny Depp e Tom Cruise, respectivamente. Nos anos seguintes, fez papéis não tão grandes, mas que a a fixaram nos Estados Unidos.
O sucesso veio em 2006, quando fez Volver, filme de Pedro Almodóvar, no qual interpretou Raimunda, personagem que lhe rendeu amplas indicações a prêmios e aprovação entre os críticos. Em 2008, ao co-estrelar Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante, se tornando a primeira atriz espanhola na história a tê-lo feito, além de diversas outras premiações e indicações. Com Nine, mais múltiplas indicações e sucesso crítico.

Última atualização: 25/09/2013 00:00
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2020