Publicidade
Publicidade

Sarah Michelle Gellar
Sarah Michelle Gellar

Biografia
Gellar nasceu em Nova Iorque, filha única de Rosellen, uma professora de jardim-de-infância, e Arthur Gellar, um trabalhador de ramo de vestuário. Seus pais eram judeus, embora a família de Gellar tivesse o costume de ter uma árvore de Natal durante os períodos de festas, ao longo de sua infância. Em 1984, quando tinha 7 anos de idade, seus pais se divorciaram e ela passou a ser criada apenas por sua mãe no Upper East Side. Graduou-se na escola secundária Fiorello H. LaGuardia em 1995. Gellar ficou afastada de seu pai até sua morte, em 9 de outubro de 2001, de câncer de fígado.

Sarah Michelle Gellar (ou Sassy, seu apelido) foi descoberta por um agente quando tinha 4 anos de idade.
Logo depois ela estava fazendo seu primeiro filme, An Invasion of Privacy (1983), feito para a televisão. Além de uma longa lista de filmes, também apareceu em vários comerciais de TV. Sua descoberta veio com a série de TV Swans Crossing (1992).
Durante o ano de 1997 tornou-se mais conhecida no cinema, quando apareceu em dois filmes: I Know What You Did Last Summer (1997) e Scream 2 (1997). Mas ela é, sem dúvida ainda mais famosa pela série de televisão Buffy The Vampire Slayer (1997). Participou também do filme, Cruel Intentions (1999).
Ganhou um prêmio Emmy por seu desempenho como Kendall Hart em All My Children. Gellar participou de 4 episódios de, Saturday Night Live. Em 2000, foi convidada para interpretar Debbie em 1 episódio da série, Sex and the City, o episódio foi, "Escape from New York". Gellar emprestou sua voz para as séries, King of the Hill, Hercules, The Simpsons no episódio "The Wandering Juvie" como Gina e em vários episódios de Robot Chicken.
Sarah fez, desde então, vários filmes, incluindo, a comédia romântica Simply Irresistable, Cruel Intentions e Scooby-Doo fazendo papel da adoravel Daphne Blake. E mais tarde, foi mencionada pela personagem no episódio especial de dia dos namorados da série What's New, Scooby-Doo?. Ela também emprestou sua voz em vários desenhos, incluindo o novo TMNT, Happily N'Ever After e Small Soldiers.
Sarah Michelle sempre figura nas listas de famosos do Partido Republicano.
Ela apareceu na seqüência The Grudge 2, que estreou em outubro de 2006; no filme, ela tem um papel menor reprisando seu personagem do primeiro filme. Ela apareceu no thriller de The Return, que foi lançado no mês seguinte e no qual ela interpretou uma empresária assombrada por memórias de sua infância que e a morte misteriosa de uma jovem mulher.
Suburban Girl e The Air I Breathe foram selecionados no Festival de Cinema de Tribeca de 2007. Suburban Girl não recebeu uma versão teatral e foi lançado direto em DVD no início de 2008. Foi descrita como "uma mistura de Sex and the City e The Devil Wears Prada" e uma "comédia romântica", segundo o Variety.com. Sua química com Alec Baldwin foi tanto criticado ou elogiado, com Eye For Film comentando, "O filme funciona melhor quando Baldwin e Gellar estão juntos.
The Air I Breathe foi lançado nos cinemas no mesmo mês das opiniões. The New York Times chamou de "filme de gângster com delírios de grandeza". No entanto, o desempenho Gellar foi elogiado por vários críticos,
Foi protagonista de Veronika Decides to Die (2009), adaptação de um livro do escritor brasileiro Paulo Coelho. O filme conta a história de uma jovem mulher que sofre depressão grave, e redescobre a alegria na vida quando descobre que só tem dias de vida, após uma tentativa de suicídio. As filmagens começaram em 12 de maio de 2008, em Nova Iorque. e terminaram no final de junho. O filme foi lançado no Brasil em 21 de agosto de 2009.
Em 2010 participou do telefilme The Wonderful Maladys. O filme conta a história de três irmãos adultos que vivem em Nova Iorque e lutam para lidar com a perda de seus pais anos atrás. O criador, Charles Randolph, disse à Variety que escreveu o filme com Gellar em mente, e descreveu o caráter de Gellar como tendo "uma espécie de imaturidade zelosa, como um viciado em drogas com uma lista de coisas a fazer". Gellar e Randolph serviriam como produtores executivos. O filme foi lançado em maio de 2009.
Gellar interpretou um dos personagens que podem ser utilizados pelo jogador no conjunto de mapas "Escalation", do jogo eletrônico Call of Duty: Black Ops, de 2010.

Gellar e seu marido Freddie Prinze Jr.
Em 2011 emprestou sua voz a um episódio da série, American Dad. Recentemente atuou na série Ringer onde fez dois personagens, irmãs gêmeas; a série foi exibida no canal CW. Em 4 de agosto de 2011 Gellar confirmou que retornaria como atriz convidada na novela All My Children, da ABC, antes que ela terminasse, em setembro, porém não no papel de Kendall Hart.34 Sua participação foi ao ar em 21 de setembro de 2011.
Em 15 de fevereiro de 2013, foi relatado que Gellar voltaria para a televisão com um piloto para a CBS junto com Robin Williams. A séria tem o nome de The Crazy Ones.

Última atualização: 25/09/2013 00:00
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019