Publicidade
Publicidade

TV Senado
TV Senado

Website:

Histórico
TV Senado é o canal de televisão brasileiro que transmite eventos, discussões e procedimentos do Senado Federal do Brasil.

Primeira emissora legislativa de alcance nacional, a TV Senado foi criada no dia 5 de fevereiro de 1996, pelo senador José Sarney, então presidente do Senado, com base na Lei 8.977/95. Essa lei determinou às operadoras de TV a Cabo a destinação de um canal para o Senado Federal, entre os chamados canais básicos de utilização gratuita, que devem constar do cardápio de canais oferecidos aos assinantes.
Com o objetivo de ser um canal de comunicação direta com o cidadão, a TV Senado passou a levar ao telespectador informações sobre o Legislativo e suas atribuições. Antes de a emissora ser instalada, o registro audiovisual das sessões e reuniões vinha sendo feito desde 1993 por uma central de vídeo que produziu os primeiros vídeos institucionais do Senado Federal, material que era distribuído para as emissoras de TV comerciais. No início, a emissora mantinha no ar somente 15 horas de programação, transmitidas apenas para Brasília. Em maio de 1996, o sinal da TV Senado já chegava a todo o Brasil pelo sistema de satélite digital. Antes de completar um ano, a TV Senado já transmitia sua programação durante 24 horas, inclusive nos finais de semana.
Hoje, o sinal da TV Senado cobre todo o país levado por meio das operadoras de TV a cabo, por satélites e antenas parabólicas do tipo analógico e digital e, em várias localidades, em sinal aberto de UHF. No dia 29 de abril de 2010, a TV Senado inaugurou transmissões digitais pelo canal 61 em São Paulo, em parceria com a TV Câmara e a TV Alesp (da Assembleia Legislativa de São Paulo). O canal transmite as programações das três emissoras públicas, de modo simultâneo, durante 24 horas por dia.

Última atualização: 15/05/2013 21:59
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019