Publicidade
Publicidade

Rede Vida
Rede Vida

Website:
Facebook: http://https://www.facebook.com/redevida

Histórico
Um jornalista de Barretos, interior paulista, terra da Festa do Peão, montou a maior rede católica de televisão do mundo. Um ato de fé que muitos classificam como um verdadeiro milagre.

Sim, é o milagre da normalidade – responde o jornalista João Monteiro de Barros Filho, filho de peão de boiadeiro, nascido no dia 5 de novembro de 1938.

A idéia de formar a REDEVIDA de Televisão nasceu durante o governo do presidente José Sarney. Na época, a disputa pelo canal 11 de São José do Rio Preto foi grande e o jornalista barretense representava o segmento mais fraco, mas tinha a promessa do presidente e uma fé imensa.

Sempre fui um homem de muita fé, lições que guardei de minha mãe Inês Monteiro – conta, lembrando que fez o cursilho de cristandade em Aparecida, a convite do padre Gabriel Correr.

A vitória na disputa pela geradora de Rio Preto foi o primeiro milagre da trajetória da emissora católica. O segundo imbróglio era convencer a CNBB a aprovar o projeto. Monteiro Filho conseguiu duas importantes adesões para levar avante o projeto: a do arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo e a do arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida.

A solução é formar um instituto, porque a CNBB não tem como administrar uma rede de televisão – orienta o arcebispo carioca da diocese primaz mineira.

Em 17 de dezembro de 92, Monteiro Filho acolheu a sugestão de Dom Luciano Mendes de Almeida e fundou o Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, o Inbrac, com estatutos sugeridos pelo professor Celso Neves e pelo jurista João Grandino Rodas.

Com a concessão aprovada pelo congresso nacional e o Inbrac formado, a tarefa do jornalista barretense era colocar no ar a emissora católica. Monteiro Filho saiu em busca de investidores, parceiros católicos e patrocinadores. Era preciso um milagre para o projeto decolar. No natal de 94, o arcebispo de Botucatu recebeu um telefonema de Andrade Vieira, anunciando que o Bamerindus seria o primeiro anunciante da REDEVIDA, pagando os anúncios antecipadamente.

O banco foi o primeiro anunciante da REDEVIDA e com a verba pudemos lançar a TV num prédio moderno em Rio Preto – recorda o fundador.

Última atualização: 09/10/2013 14:27
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019