Publicidade
Publicidade

V de Vingança
V de Vingança

Título Original: V for Vendetta
Ano de Lançamento: 2006
Gênero: Ação, Drama
Duração: 132
Diretor: James McTeigue

Sinopse
No final da década de 2020, o mundo está em crise e em guerra, enquanto o Reino Unido permanece estável sob o regime fascista do partido Fogo Nórdico (Norsefire). Presos políticos, homossexuais e outros "indesejáveis" ??estão presos em campos de concentração. Evey Hammond, uma mulher que trabalha na rede estatal de televisão britânica, é resgatada de uma tentativa de estupro por membros da polícia secreta conhecidos como "Os Homens-Dedo" por um vigilante com uma máscara de Guy Fawkes e conhecido como "V". Ele a leva a um telhado para assistir a destruição do Old Bailey, em Londres, causada por ele. O Fogo Nórdico rapidamente explica o incidente como uma "demolição de emergência" de um edifício estruturalmente instável, mas V assume as transmissões de televisão estatal para assumir a responsabilidade. Ele exorta o povo da Grã-Bretanha a se levantar contra seu governo e encontrá-lo em um ano, no dia 5 de novembro, em frente as Casas do Parlamento, edifício que ele promete destruir. Evey ajuda V a escapar, mas é nocauteado no processo.
V leva Evey de volta para seu covil, a Galeria das Sombras, onde é dito que ela deve ficar escondida até 5 de novembro, a Noite de Guy Fawkes, no ano seguinte. Depois de saber que V está matando funcionários do governo, ela foge para a casa de seu chefe, o comediante e apresentador de talk show Gordon Deitrich. Em retorno por Evey ter confiado sua segurança a ele, Deitrich revela uma coleção de materiais proibidos, como pinturas subversivas, um alcorão antigo e fotografias homoeróticas de Robert Mapplethorpe. Deitrich explica que ele tem de esconder sua sexualidade para manter a sua carreira na televisão. Depois que Grodon faz uma sátira do governo em seu programa de televisão, a sua casa é invadida, e Evey é capturada enquanto tentava escapar. Ela é presa e torturada por dias por informações sobre o paradeiro de V e seu único consolo são notas escritas por um outro prisioneiro, uma atriz chamada Valerie Page, que foi presa por ser homossexual.
Evey é comunicada de que será executada a menos que revele a localização de V, mas quando diz que prefere morrer, ela é imediatamente liberada, momento em que é revelado que sua prisão e tortura foram encenadas por V como um exercício para libertá-la de seu medos internos. As notas são reais, tendo sido passadas por Valerie a V anos antes, quando ele estava preso. Embora Evey inicialmente odeie V pelo o que ele fez com ela, ela percebe que é uma pessoa mais forte do antes da prisão. Ela deixa V com a promessa de voltar antes de 5 de novembro.
O inspetor Finch, chefe de polícia da Scotland Yard, procura a verdadeira identidade de V em um programa de armas biológicas em um centro de detenção para "desvios sociais" e dissidentes políticos em Larkhill. Finch finalmente percebe que o programa, dirigido pelo então subsecretário Adam Sutler, resultou na criação do "vírus de Santa Maria" e no seu lançamento durante um ataque terrorista de falsa bandeira contra a população civil. A morte de 80 mil pessoas e o medo resultante disso permitiu que o partido Fogo Nórdico alcançasse apoio popular suficiente para ganhar as próximas eleições, depois silenciar toda a oposição e transformar o Reino Unido em um Estado totalitário.
Conforme o dia 5 de novembro se aproxima, a distribuição de milhares de máscaras de Guy Fawkes por V começa a provocar o caos no Reino Unido e a população começa a questionar o governo do Fogo Nórdico. Na véspera do dia 5, Evey visita V, que mostra a ela um trem carregado de explosivos no sistema do metrô de Londres, que está desativado, para destruir o Parlamento. Ele deixa Evey decidir se usará ou não os explosivos, acreditando que ele é incapaz de tomar tal decisão. V sai para falar com o chefe da polícia secreta Creedy, que fez um acordo com V para entregar Sutler em troca da rendição de V. Quando Creedy executa Sutler enquanto V assiste, V se recusa a se render e é baleado pelos guarda-costas de Creedy. V sobrevive, em parte por causa de sua armadura escondida embaixo da roupa, e mata Creedy e seus homens. Mortalmente ferido, V retorna para Evey para agradecê-la e admite que está apaixonado por ela antes de morrer em seus braços.
Enquanto Evey coloca o corpo de V a bordo do trem, ela é encontrada por Finch. Depois de ter aprendido muito sobre a corrupção do regime do Fogo Nórdico, Finch permite que Evey envie o trem para o Parlamento. Centenas de milhares de londrinos, todos desarmados e vestindo a máscara de Guy Fawkes, marcham até o Parlamento para assistir à explosão. Com Sutler e Creedy mortos, ninguém é deixado para dar a ordem de fogo, os militares ficam impotentes em meio a uma rebelião civil. Acompanhado pela Abertura 1812, de Tchaikovsky, o Parlamento e o Big Ben explodem e são destruídos enquanto Evey e Finch olham. Finch então pergunta a Evey qual era a identidade de V, ao que ela responde: "Ele era Edmond Dantès. Era meu pai, minha mãe, meu irmão, meu amigo. Ele era eu, era você, era todos nós."

Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019