Publicidade
Publicidade

A Tribuna
A Tribuna

Website:

Histórico
A Tribuna é o maior jornal em circulação na Baixada Santista e faz parte do Sistema A Tribuna de Comunicação, que conta com a TV Tribuna (afiliada à Rede Globo), Rádio Tribuna FM, jornais Primeira Mão (Santos e Campinas), portal A Tribuna Digital e o Expresso Popular. E é o único jornal do Brasil com uma seção diária voltada especificamente para o setor portuário, com destaque para o noticiário do Porto de Santos, o maior do País. Antes denominada como Tribuna do Povo, o jornal circula desde 1894 e está entre os mais antigos no país.

Fundada pelo maranhense Olímpio Lima e depois dirigida pelo cearense Manuel Nascimento Júnior, A Tribuna foi ampliada e modernizada por Giusfredo Santini, transformando-se em uma empresa holding de comunicações, presidida pelo filho de Giusfredo Santini, Roberto Mário Santini. Além do jornal centenário, o Sistema A Tribuna de Comunicação (SAT) inclui a TV Tribuna (afiliada à Rede Globo), rádio Tribuna FM, jornais Primeiramão Santos e Campinas, o portal A Tribuna Digital e o Expresso Popular.
O início – Com o nome A Tribuna do Povo, o jornal começou a circular duas vezes por semana, em 26 de março de 1894, por iniciativa de Olímpio Lima, um maranhense de idéias combativas que se fixou em Santos. Em 1909, dois anos após a morte de Olímpio Lima, o jornal foi adquirido por Manuel Nascimento Júnior, que lhe deu novo impulso.
Em 1912, Nascimento trouxe a impressora Albert e várias linotipos (máquinas de composição automática), abolindo a feitura manual. A Tribuna, em 1927, já em novo prédio e instalações próprias, que ainda mantém na Rua General Câmara 90-94, adquiriu outra linotipo e a sua primeira rotativa, uma impressora Man, com capacidade para editar jornais de 40 páginas.
Nesse período, o genro de Nascimento, Giusfredo Santini, assumiu a superintendência da empresa, dando-lhe nova dimensão. Nascimento Júnior ficou à frente de A Tribuna por 50 anos, falecendo em 29 de maio de 1959. Giusfredo Santini assumiu a direção da empresa, chamando seu filho, Roberto Mário Santini, para superintendência do jornal.

Última atualização: 19/06/2013 00:00
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019