Publicidade
Publicidade

Renascer
Renascer

Canal: 2

Histórico
Renascer é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 8 de março a 13 de novembro de 1993, substituindo De Corpo e Alma e sendo substituida por Fera Ferida. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho, foi apresentada em 213 capítulos.
Contou com Grande Otelo, Chica Xavier, Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Adriana Esteves, Fernanda Montenegro, José Wilker e Osmar Prado nos papéis principais.
Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo de 14 de agosto de 1995 a 1º de março de 1996, em 145 capítulos, substituindo Pedra sobre Pedra e sendo substituída por Despedida de Solteiro.
Foi também reapresentada pelo Canal Viva entre 7 de novembro de 2012 e 5 de setembro de 2013, substituindo Barriga de Aluguel e sendo substituída por Pecado Capital na faixa das 18h da emissora.

Trama
A saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se, apos o boi bumba passar por sua fazenda, e casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, onde as suspeitas recaem sobre o próprio Inocêncio.
Mas o Coronel, como é conhecido, tem um outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.
Outro destaque da trama é o catador de caranguejos Tião Galinha, que por causa da sua ingenuidade, acredita que o sucesso alcançado pelo coronel Zé Inocêncio se deve ao fato de ele ter criado um diabo dentro de uma garrafa, seu amuleto. Tião Galinha se agarra a essa ideia e transforma sua vida em um tormento, para desespero de sua mulher, a quitandeira Joaninha

Última atualização: 19/07/2013 17:37
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019