Publicidade
Publicidade

Pedra sobre Pedra
Pedra sobre Pedra

Canal: 2

Histórico
Pedra sobre Pedra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 6 de janeiro a 31 de julho de 1992. Foi apresentada em 178 capítulos.
Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn e dirigida por Paulo Ubiratan e Gonzaga Blota. Esta telenovela foi realizada em co-produção com a Radiotelevisão Portuguesa e exibida em horário nobre na RTP1.
Contou com Renata Sorrah, Lima Duarte, Adriana Esteves, Maurício Mattar, Fábio Jr. e Armando Bógus nos papéis principais.
Foi reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo entre 10 de Abril a 11 de Agosto de 1995 em 90 capitulos, substituindo Tieta e antecedendo Renascer
Foi reixibida pela Rede Globo no programa Video Show entre 30 de Julho a 03 de Agosto de 2012 em 5 capitulos, sendo que eles tinham uma duração de 5 á 8 minutos, substituiu Estrela-Guia e antecedeu A Sucessora.


Trama
A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ia se casar com a jovem Pilar Farias, por quem Jerônimo, o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane, sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane.
Vinte e cinco anos se passam, Murilo está de volta a Resplendor e reencontra Pilar querendo fazer de sua filha, Marina, a prefeita da cidade, destino que ele reservara para seu filho, Leonardo. Mas os dois não contam que seus filhos, ao se conhecerem, se apaixonam e têm que esconder esse amor por causa da rivalidade entre seus pais, rivalidade essa que oculta um amor mal resolvido.
Mas os Pontes e os Batista terão na briga pelo comando de Resplendor um adversário perigoso:Cândido Alegria, um homem que enriqueceu roubando e matando o amigo português Benvindo Soares, e que nutre uma paixão por Pilar Batista. Para conseguir o que quer - a prefeitura de Resplendor e o coração de Pilar - Cândido Alegria conta com a ajuda da ambiciosa Eliane, a agregada da família Batista, que nem desconfia de que ele é o seu pai biológico.
Mas Resplendor tem outros mistérios. A cidade recebe a visita do enigmático fotógrafo Jorge Tadeu, que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade. Entre elas, Úrsula, filha da beata Gioconda, a irmã de Murilo Pontes.
Também está na cidade um grupo de ciganos liderados por Iago. A irmã de Iago, a bela Vida, se apaixona por Carlão Batista, mas tenta fugir a essa paixão, por saber que seu irmão não permitirá esse envolvimento. Carlão é o cunhado de Pilar e proprietário do Grêmio Recreativo Resplendorino, que é dirigido por seu amigo e confidente Adamastor.

Última atualização: 19/07/2013 17:40
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019