Publicidade
Publicidade

Fera Ferida
Fera Ferida

Canal: 2

Histórico
Fera Ferida é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 15 de novembro de 1993 e 16 de julho de 1994, com 209 capítulos, para a faixa das 20h. Foi exibida na RTP1 no horário das 20 e 30 e foi a última telenovela da TV Globo a ser exibida na Radiotelevisão Portuguesa. Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, com direção geral de Dênis Carvalho e Marcos Paulo.
Edson Celulari, Giulia Gam, Susana Vieira, Hugo Carvana, Cássia Kiss, Cláudio Marzo, Joana Fomm, José Wilker e Lima Duarte interpretaram os papéis principais da trama inspirada em diversas obras de Lima Barreto, incluindo sobretudo personagens dos contos "Nova Califórnia" e "O Homem que Sabia Javanês" e nos romances Clara dos Anjos, Recordações do Escrivão Isaías Caminha, Triste Fim de Policarpo Quaresma e Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá.
Foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo de 15 de setembro de 1997 a 06 de fevereiro de 1998, substituindo A Viagem e sendo substituída por Felicidade.


Trama
O antigo prefeito da cidade de Tubiacanga, localizada no Cerrado Mato-grossense, Feliciano Mota da Costa, acredita que há ouro na cidade. Para comprovar sua tese, exibe uma enorme pepita e convence a população a entregar-lhe suas economias para a construção de uma empresa de mineração. Os moradores descobrem que a pepita era falsa e se revoltam. Obrigados a fugir de canoa, Feliciano e a mulher são atingidos por um pistoleiro, morrem e são enterrados pelo filho, Feliciano Júnior.
Quinze anos mais tarde, Feliciano Júnior retorna à Tubiacanga para vingar a morte dos pais. Para tanto assume uma outra identidade, Raimundo Flamel, um homem misterioso que aguça a curiosidade e a ambição dos moradores da cidade ao se declarar capaz de transformar ossos humanos em ouro. Tudo faz parte de seu plano de destruir as pessoas responsáveis pela morte de sua família, os poderosos de Tubiacanga, representados principalmente pelo prefeito Demóstenes e pelo Major Emiliano Bentes.
O prefeito Demóstenes é um político corrupto que tem um caso velado com a fogosa Rubra Rosa, a autora de seus discursos inflamados e mulher de seu opositor, o vereador Numa Pompílio de Castro. O relacionamento dos dois fica abalado com a chegada da atriz Perla Menescau, com quem Rubra passa a disputar o prefeito. Rubra Rosa ainda interfere no namoro do filho Áureo Poente com a jovem Zigfrida, filha da costureira da cidade, Margarida Weber, a tia de Feliciano, cujo marido foi morto junto com os pais deste, e portanto, uma das poucas pessoas que tomam conhecimento de seus planos.
O Major Bentes é um homem ambicioso e prepotente que dita as regras e se diz dono da cidade. Os fantasmas do passado o assombram com a chegada de Salustiana Maria, uma mulher perigosa com quem o major tivera um envolvimento amoroso, e, com intuito de lhe extorquir dinheiro, vem exigir que ele assuma a paternidade de seu filho Cassi Jones. O filho legítimo do major, Guilherme, namora a doce e ao mesmo tempo temperamental Linda Inês, a filha do prefeito, que entra em constante atrito com Raimundo Flamel, sem imaginar que ele é na verdade Feliciano Júnior, seu namoradinho de infância.

Última atualização: 19/07/2013 17:41
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019