Publicidade
Publicidade

Avenida Brasil
Avenida Brasil

Website:
Canal: 2

Histórico
Avenida Brasil foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 26 de março de 2012 a 19 de outubro de 2012, sucedendo Fina Estampa e sendo sucedida por Salve Jorge. Escrita por João Emanuel Carneiro com a colaboração de Antonio Prata, Luciana Pessanha, Alessandro Marson, Márcia Prates e Thereza Falcão com direção de Gustavo Fernandez, Thiago Teitelroit, Paulo Silvestrini, André Camara e Joana Jabace com direção geral de José Luiz Villamarim e Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.
Débora Falabella, Murilo Benício, Cauã Reymond, Eliane Giardini, Marcos Caruso, Vera Holtz, José de Abreu, Marcello Novaes, Heloísa Perissé, Nathalia Dill, Alexandre Borges, Débora Bloch, Camila Morgado, Carolina Ferraz, Leticia Isnard, Ísis Valverde, Juca de Oliveira e Adriana Esteves interpretaram os papéis centrais da trama.

Primeira fase
A primeira fase da novela ocorreu em 1999, onde Genésio, um viúvo solitário e pai de Rita, uma menina doce e meiga, casou-se com Carminha, uma mulher humilde e simplória, mas um demônio de ambição e maldade em forma de gente, que com a ajuda de Max, seu amante, aplica um golpe em Genésio, que acaba morrendo atropelado acidentalmente pelo craque de futebol Tufão em plena Avenida Brasil, na zona norte do Rio de Janeiro.1 Para ficar como única herdeira, Carminha - ainda contando com a ajuda de Max - abandona a enteada em um lixão, onde esta é explorada por Nilo e recebe o afeto de Lucinda.2
Batata é um menino de rua que vive num lixão com Lucinda e se apaixona por Rita, que se tornam inseparáveis. Porém ele tem talento por futebol e é descoberto pelo craque Tufão. Nisto, o garoto recebe o nome de Jorginho e acaba por ser adotado pela família de Tufão, graças à Carminha - que está casada com Tufão - ela se afeiçoa ao garoto, tendo um segredo na história (Jorginho é seu filho e de Max, que ela abandonou anos atrás). Rita então perde o amor de infância, e mesmo vivendo outra vida, ela não desiste de se vingar da mulher que destruiu a sua vida, sua casa e sua família. Mais tarde, Rita é adotada por uma família argentina e recebe o nome de Nina, indo morar em Mendoza, na Argentina.

Segunda fase
A segunda fase da novela entra em 2012 com Nina, que cresceu e se torna uma excelente chefe de cozinha, na Argentina, mas perde seus pais e resolve voltar ao Brasil para iniciar seu plano de vingança, abandonando seu namorado e suas duas irmãs. Ela conhece Ivana, irmã de Tufão, pela internet e consegue ser contratada pela família, assim aproximando-se para vingar-se de Carminha. Carminha agora é uma esposa exemplar casada com Tufão, quem conseguiu separar da cabeleireira Monalisa, o verdadeiro amor de Tufão, uma mulher decidida que junto á sua amiga Olenka dirige um salão de beleza no Divino, bairro do subúrbio carioca no qual Tufão mora em uma enorme mansão. Carminha é uma fingida mãe de família e querida por todos, menos por Monalisa, que a abomina e Jorginho que não gosta da forma como Carminha trata Ágata, uma garota que sofre por estar acima do peso e com as humilhações da mãe, a quem ela tanto admira. Mas a boa pose de Carminha é apenas fachada, chegou à alta sociedade, mas continua com a maldade enraizada, criando situações e, mantendo um caso com Max, hoje casado com a irmã de Tufão, a divertida Ivana, por armação de ambos.
Carminha tem uma forte atração por Jorginho, filho adotivo de Tufão e seu filho biológico, mas nem Jorginho, nem Tufão desconfiam dessa história. Jorginho é noivo de Débora, uma moça rica e bem intencionada. Débora, por sua vez, é filha de Cadinho, um executivo que é casado com três mulheres: Verônica, uma mulher fútil e dominadora mãe de Débora, Noêmia, uma mulher culta e moderna, mãe de Tómas, e Aléxia, uma que era mulher rica e se tornou pobre e determinada mãe da jovem Paloma, fruto de uma inseminação artificial com Cadinho, o homem que tanto esperava, tudo isso sem imaginar que o pretendente é casado com mais duas mulheres, no qual, ela descobre tudo. Rita, agora como Nina, passa a conviver com a família de Tufão, porém descobre que Jorginho, filho de Tufão e Carminha, é seu amor de infância, ficando então dividida entre o amor e a vingança contra sua ex-madrasta Carminha.

Final da trama
Santiago, o pai de Carminha, sequestra Tufão com o intuito de ganhar dinheiro como resgate. Nina pede ajuda de Lucinda, que está na cadeia, para saber onde Santiago possa estar. A presidiária afirma que ele tinha um sítio em Magé e Nina vai para lá. Ao encontrar Tufão, ela tenta soltá-lo, mas os comparsas de Santiago a encontra e a usa como refém. No aeroporto, Santiago ameaça atirar em Tufão e Nina. Carminha salva-os e pede perdão a Tufão, dizendo que queria ser uma esposa perfeita. A megera entrega a arma do pai para Nina e pede para atirar: "Atira em mim! Acaba com a tua vingança". Tufão e Nina estranham a ação de Carminha e pedem para ela fugir. Ela diz que não há mais fuga e espera a polícia para se entregar.
Num interrogatório judicial, Carminha confessou que matou o seu ex-amante Max durante a noite onde ele havia prendido todos os familiares de Tufão, inclusive Nina que foi usada como escudo. Nesta noite, foi confirmado que Lúcio tentou assassinar Max com golpes, porém baleado, este não conseguia. Ivana com a arma tentou fazer o mesmo, mas não teve coragem e sabia de todas as consequências. Janaína, a mãe de Lúcio, tentou matá-lo com uma faca, porém Carminha que salvou Nina e deu um golpe fatal com uma enxada no psicopata.
Após três anos recuperando de todos os problemas, Tufão e Monalisa foram morar na mansão. Carminha sai da prisão e volta para o lixão junto com Lucinda. Suelen, uma "piriguete" dá a luz a um bebê que é cuidado por Roni e Leandro como pais do garoto. Leleco reata o casamento com Muricy. Ivana encontra Silas, seu verdadeiro amor. Ágatha viaja para fazer um curso de culinária. Cadinho consegue suas três mulheres de volta e casa-se com elas no Divino. Tessália e Darkson continuam a viver juntos sem rivalidade com Leleco. Iran e Débora casam-se. Nina tem um filho com Jorginho e volta a ser amiga de Carminha. Olenka descobre o segredo de Adauto, ele ainda chupa chupeta e esse mal o fez desistir do Divino Futebol Clube, porém a sua esposa decide em ajudá-lo e queima a chupeta. Adauto decidido volta a jogar e com apoio de todos, faz o Divino voltar para a primeira divisão do futebol carioca.

Última atualização: 15/05/2013 00:00
Siga-nos
Facebook - Guia de Programação Twitter - Guia de Programação

Publicidade

Guia de Programação - 2019